domingo, fevereiro 25, 2007

O que custa a Distracção* (Problema 8 de 2007


O professor de Matemática do 6º C pediu aos seus alunos para abrirem o livro numa certa página.
O Belmiro, que estava a conversar com a Vanessa, não ouviu o que o professor disse e perguntou à Ana qual era o número da página. Ela, irritada por ele não estar atento, resolveu dizer-lhe desta forma:
Se multiplicares os números das páginas em que o meu livro está aberto, o produto é 210. Agora descobre tu e não estejas na conversa!
Ajuda o Belmiro a descobrir os números das páginas em que o livro está aberto.


Solução: Primeiro elemento informativo que temos no texto: " os números das páginas em que o meu livro está aberto". Para estar aberto, significa que as duas páginas são seguidas.
Se o produto é 210, então significa que terá que estar envolvido um múltiplo de 5.
Vamos então ver as hipótes:

4 x 5 = 20
10 x 11= 110
14 x 15= 210
Fiquem bem e façam boas leituras!





*este problema foi o primeiro do Campeonato Nacional sub-12 2007

20 comentários:

Anónimo disse...

oi stor eu acho que a resposta é 105 e 106.xau

Anónimo disse...

Oi setor eu acho que a resposta é 105 e 106
Bye setor

Anónimo disse...

ola setor eu acho que a resposta é 14 e 15. xau

Anónimo disse...

Ei setor a resposta de cima está mal porque a resposta é 14x15 que é igual a 210.
Bye xau adeus até à próxima .

Anónimo disse...

Oi setor a resposta é:14 e 15.
Eu acho que a resposta está certo.Xau

Anónimo disse...

ola setor a resposta é 14 e 15.
Sabrina 6ºE nº22

Anónimo disse...

oi stor fiz umas contas e a resposta é 14 e 15.xau

Anónimo disse...

oi!!!
Tudo sector!!!
Eu acho k a resposta deste problema é 14 e 15. Eu acho k deve estar certo.
Xau!!!
ASS:diogo lopes 6ºe
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

a resposta é 14 e 15 . xau

Anónimo disse...

EU ACHO QUE A RESPOSTA É 14x15.FIZ NA MAQUINA CAUCULAR E DEU-ME 210 SETOR.ACHO QUE É A UNICA RESPOSTA QUE POSSO DAR.

Anónimo disse...

15x14 txau setor bay bay ass:nelson

Anónimo disse...

É 14 e 15. adeusinho

Vanessa 6 C

Anónimo disse...

A resposta é 14 e 15

mariana 6ºc

Anónimo disse...

oi stor! td?
eu axo ke a página onde a Ana tava era na 14 ou na 15.
xau
tiko

Anónimo disse...

ola stor e a carla eu acho que a resposta e 14 e 15

Anónimo disse...

olá stor
dakui fala a xana
eu acho ke a resposta é 14 e 15
xau

Anónimo disse...

oi stor é a carla eu acho que a resposta é:


105 e 106

xau e viva o sporting

Anónimo disse...

stor eu axo k e 14 e 15

Anónimo disse...

stor eu axo k e 14 e 15

Anónimo disse...

Oi stor eu acho que a resposta é 14 e15.xau até o proximo problema!

#7: Linhas e pontos

Num livro de brincadeiras o Zéfiro tenta percorrer com o lápis uma figura dada, passando por todos os pontos e segmentos, mas sem tocar dua...