quarta-feira, outubro 11, 2006

Dança Comigo (Problema 4 - 06/07)



Quatro pares divertem-se juntos à noite. Os seus nomes são: Isabel, Joana, Maria, Ana, Henrique, Pedro, Luís e Rogério.
A certa altura podemos constatar que:

- A namorada do Henrique não dança com o namorado, mas com o da Isabel;
- Ana e Rogério não dançam;
- Pedro toca bateria, acompanhado à guitarra pela Maria;
- Ana não é a namorada do Pedro.

Quem é a mulher do Rogério?

Solução:

A melhor forma de resolver este tipo de problema é criar uma tabela que se preenche depois de procurar perceber que informação está disponível em cada frase. Um exemplo: na primeira frase diz que a namorada do Henrique não dança com o namorado, mas o da Isabel. Então ficamos logo a saber que o Henrique não namora com a Isabel.

A tabela seguinte mostra que a resposta ao problema é ANA (isto é, a mulher do Rogério é a ANA)!

15 comentários:

Anónimo disse...

ola setor eu acho que é a Ana.

Anónimo disse...

oi
td bem?

Eu tmb acho que é a Ana

Patric

Anónimo disse...

eu acho que é a ANA STOR dIGA AO PATRIK QUE O MEU MAIL JÁ TÁ ACTIVO

Anónimo disse...

olá sector eu acho que é a Ana

Anónimo disse...

eu acho que é a Ana

Anónimo disse...

oi stor tudu bem a minha resposta e a ana

Anónimo disse...

Olá stor eu acho que é a Ana.

Xau stor até o próximo problema.

Anónimo disse...

OLÁ stor eu acho que é a Ana .
So´queria avisar que estou a adorar este ano lectivo ,pois ano passado detestava Matemática

Anónimo disse...

Ei stor sou eu o Victor.
Eu acho que a namorada do Rogerio é a Ana.

João Paulo Silva disse...

Muito bem!
Desta vez um pleno!

Todos acertaram.

Anónimo disse...

Olá setor, eu acho que a resposta é a Ana

Anónimo disse...

Ola setor sou a Dalila e a Bruna nos queriamos dizer que a resposta deve ser Ana.

Anónimo disse...

Óla stor é a carla e a vanessa nós penssamos que a resposta é a Ana

Anónimo disse...

Óla stor é a carla e a vanessa nós penssamos que a resposta é a Ana

Anónimo disse...

olá é a alexandra eu acho que é a Ana

#7: Linhas e pontos

Num livro de brincadeiras o Zéfiro tenta percorrer com o lápis uma figura dada, passando por todos os pontos e segmentos, mas sem tocar dua...