quinta-feira, julho 06, 2006

Na «mouche»!*

O Miguel lançou três setas e obteve 135 pontos.
Em que zonas do alvo ficaram as setas?


O Miguel contou ao Tiago que, certo dia, tinha obtido 100 pontos de diversas maneiras: com uma só seta, com duas, com três, com quatro, com cinco e com seis setas.
Terá o Miguel dito a verdade?


O Miguel disse ter obtido entre 1000 e 1050 pontos com o lançamento de 15 setas. Lembra-se que nenhuma seta atingiu a zona dos 15 pontos e que só um terço das setas atingiu a «mouche» (zona dos 100 pontos).
Quantos pontos fez, ao certo, o Miguel? Quantas setas atingiram cada zona?
Deixa a tua resposta sob a forma de comentário----

* este problema foi colocado na final do Campeonato de Matemática 2006

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá stor!
Eu acho que a solução do primeiro problema é a seguinte:

Duas setas acertaram em 60 (que dá 120 pontos), e uma seta em 15.
Porm isso 120+15=1305 pontos.

Patric

Anónimo disse...

Olá stor!
Eu acho que a solução do primeiro problema é a seguinte:

Duas setas acertaram em 60 (120 pontos), e uma seta em 15.
Por isso 120+15=135.

Patric

Anónimo disse...

Olá stor!
Eu acho que a solução do segundo problema é NÃO, porque ele com duas setas não consegue fazer 100 pontos.

Patric.

Anónimo disse...

Olá stor!
Eu acho que a solução do terceiro problema é a seguinte:

O Miguel teve 1030 pontos ao certo, porque 5 setas atingiram a «mouche» (500), 8 setas atingiram os 60 (480) e 2 setas atingiram os 25 (50).

Por isso 500+480+50=1030.

Patric.

#7: Linhas e pontos

Num livro de brincadeiras o Zéfiro tenta percorrer com o lápis uma figura dada, passando por todos os pontos e segmentos, mas sem tocar dua...