segunda-feira, setembro 25, 2006

Bart na fonte (Problema 2 - 2006/07)



O Bart não era muito de fazer os trabalhos de casa. Como tarefa extra a Professora mandou-o ir até ao fontanário resolver um problema:

- tens dois recipientes: um de 7litros e um outro de 11 litros.

Quantas operações são precisas para que um deles fique exactamente com 6 litros?

Sugestão: faz uma tabela com o que tens num recipiente e no outro... depois imagina que viras de um para o outro...

Resposta

A melhor forma de resolver este problema é por tentativa e erro, suportando o raciocínio numa tabela... Enche um, vira para o outro, volta a encher...

7 litros / 11 litros

7 / 0 (encho o mais pequeno)

0 / 7 (virei do mais pequeno para o maior)

7 / 7 (volto a encher o mais pequeno)

3 / 11 (acabei de encher o maior com quatro litros do mais pequeno, que ficou só com 3

3 / 0 (esvazio o maior)

0 / 3 (viro os 3 litros do menor para o maior)

7 / 3 ( encho novamente o mais pequeno)

0 / 10 (Viro os 7 litros do mais pequeno para o maior)

7 / 10 (encho o mais pequeno)

10º 6 / 11 (viro um litro do mais pequeno para o maior e está resolvido)

São precisos 10 movimentos.

9 comentários:

Anónimo disse...

PRECISAMOS DE FAZER 3 OPERAÇÕES
RICARDO SILVA 6-C N 21
BRUNO RESENDE 6-C N 7
FILIPE SOUSA 6-C N 12

Anónimo disse...

Oi, stor!

Td bem?

Eu acho que a solução do problema é a seguinte:Como os dois recipientes estão vazios, enche-se o de 11 litros e verte-se 6 litros no de 7 litros e, depois acabo de encher o de 11 litros. Por isso acho que são 3 operações.

Patric 6ºE Nº:16

João Paulo Silva disse...

Uma dica: são mais de 5 operações

Anónimo disse...

é assim nós temos 2 recipientes vazios, nós enchemos o de 11 litros e tira-se 6 litros no que tem 7 e depois nós acabamos de encher o de 11 litros. Então acho que o problema tem 3 operações.

Anónimo disse...

óla,stor é´a carla o numero 6.
A resposta do problema da semana é´a seguinte:Como os dois recipientes estão vazios enchemos 11 litros enche-se 6 litros no de 7 litros,depois de fazer isto acabo de encher o de 11 litros.Entao existe 3 operações.
Espero que a minha resposta esteja bem porque estou cansada.
Xau
Carla numero 6

Anónimo disse...

Então,stor!Tudo bem?
Agora para o assunto.
Eu acho que esto e assim:
enche-se o recipiente de 11L e tira-se 6L ao de 7L.E é assim que eu acho que-se resolve o problema,stor!

Anónimo disse...

Olá stor eu acho que é asim.COMO ESTÃO OS DOIS RECIPIENTES VAZIOS ENCHEMOS 11 LITROS.ENCHE-SE 6 LITROS NO DE 7 LITROS DEPOIS ACABO DE ENCHER ENTÃO ACHO QUE SÃO TRÉS

Anónimo disse...

1º 7 / 0 (encho o mais pequeno)

2º 0 / 7 (virei do mais pequeno para o maior)

3º 7 / 7 (volto a encher o mais pequeno)

4º 3 / 11 (acabei de encher o maior com quatro litros do mais pequeno, que ficou só com 3

5º 3 / 0 (esvazio o maior)

6º 0 / 3 (viro os 3 litros do menor para o maior)

7º 7 / 3 ( encho novamente o mais pequeno)

8º 0 / 10 (Viro os 7 litros do mais pequeno para o maior)

9º 7 / 10 (encho o mais pequeno)

10º 6 / 11 (viro um litro do mais pequeno para o maior e está resolvido)

Anónimo disse...

tryrtyrtyrty

#7: Linhas e pontos

Num livro de brincadeiras o Zéfiro tenta percorrer com o lápis uma figura dada, passando por todos os pontos e segmentos, mas sem tocar dua...