quinta-feira, setembro 30, 2010

Problema 3 de 2010 - A consola


O Martin quer comprar uma consola nova que está em promoção - custa 65€.


Ele começou a juntar dinheiro.
No início tinha dois euros. No fim da primeira semana tinha 4 €, no fim da segunda 8€ e 16 € no fim da terceira semana.
O Martin vai poder comprar a playstation ao fim de quantas semanas?

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Este tipo de Problema pode ser resolvido recorrendo à elaboração de uma sequência.
Repara que ele dobra o dinheiro em cada uma das semanas: 2 x 2 = 4 x 2 = 8...
Semana a semana ele ia juntando:

- Quando começou: 2€
- 1ª semana: 4 €
- 2ª: 8€
- 3ª: 16€
- 4ª: 32€
- 5ª: 64 €
-6ª: 128 €

Ou seja, algures entre a 5ª e a 6ª semana, ele vai conseguir comprar o que pretende.
(Parabéns à Carolina e à Beatriz, à Cristina e à outra Beatriz e aos anónimos que conseguiram resolver este problema. Era fácil, não era?)

terça-feira, setembro 21, 2010

Problema 2 de 2010 - O número 100


O Martim conhece dois números inteiros que lhe permitem obter 100 quando soma:
- a sua soma,
- a sua diferença,
- o seu produto.

Que números são esses?

(Explicação: imagina que tinhas o 21 e o 3 -

Soma: 21+3= 24;
Subtracção: 21-3=18;
Multiplicação: 21 x 3 = 63
Somando os resultados - 24 + 18 + 63 = 105
Isso... passou por pouco... agora é contigo...

Problema retirado de Berloquin, Pierre (1991); 100 jogos numéricos, Gradiva - Lisboa
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A melhor maneira de resolver este tipo de problemas será começando por tentar com vários números. Repara que temos de calcular 3 operações (multiplicação, adição e subtracção) cuja adição dá 100 - poderias, por exemplo, perguntar quais são os dois números que multiplicados, dão 100:
- 2 x 50, 10 x 10, 20 x 5, 25 x 4.
Mas, estes números só por si dariam para chegar a 100 e ainda temos a adição e a subtracção. Logo, temos que encontrar soluções um pouco abaixo destas...
Vamos pegar no 25 x 4; vamos para o 24 e o 3...
24 x 3 = 72; 24 +3 = 27; 24-3 = 21. Total: 72 + 27 + 21 = 125

Tem que ser mais pequeno ainda

23 x 3 = 69; 23-3=20; 23 +3= 26... Total: 69 + 20 + 26=115

Continuando a experimentar podíamos chegar a várias soluções:

- 20 e o 3: 20 x 3= 60; 20-3= 17; 20+3 = 23 Total: 60 + 17+23=100
- 25, 2: 25 x 2 = 50; 25-2=23; 25+2= 27. Total 50 + 23 + 27=100
- 10, 8= 10 x 8= 80; 10-8=2; 10+8=18; Total 80 +2 + 18= 100

Dentro do Nosso UNIVERSO de trabalho ( números inteiros não negativos) são estas as soluções possíveis, sendo que haveria outros, com outras condições, claro.


quarta-feira, setembro 15, 2010

Problema 1 de 2010 - A pirâmide mágica


O Jeremias brinca com uma pirâmide mágica, em que as posições a verde são preenchidas sempre que ele coloca um número inteiro qualquer na posição a vermelho, como mostram as figuras ao lado.

Pergunta 1 - Que números deve o Jeremias inserir na posição a vermelho, para que no topo surjam o 84 e o 44?
Pergunta 2 - Descobre como se podem escrever os números que aparecem no topo e usa essa conclusão para explicar por que razão esse número nunca é o 48.

Problema retirado do Projecto Desafios de Zéfiro.

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Este problema pretendia envolver os alunos no trabalho com as adições. E para começar é necessário entender que podemos procurar resolver este problema de diferentes modos:

- Procurar perceber como aparece cada uma das bolinhas;
- Por tentativa e erro.

Ao olhar para a pirâmide podemos ver que na sua base vamos acrescentar sempre 1 (3 - 4 - 5 - 6). Depois, os números de cima são o resultado da adição dos dois de baixo... 3 +4 = 7; 4+5=9; 5 +6= 11... ( a 2ª fila é 7, 9, 11)...

Assim poderíamos substituir o 3 por 4 na casa inicial e teríamos

Na fila de baixo - 4, 5, 6, 7
Na 2ª: 9 , 11, 13
Na 3ª: 20, 24

E no topo o 44...

Uma outra forma de ver este problema: a bola do topo é sempre igual a (8 vezes a casa inicial + 12).
Assim, para ter o 84 no topo teremos que ter o 9 na casa de partida.

#7: Linhas e pontos

Num livro de brincadeiras o Zéfiro tenta percorrer com o lápis uma figura dada, passando por todos os pontos e segmentos, mas sem tocar dua...